Eu com Davi Miguel

Davi MigueelComo traduzir o que senti? Eu, tão apaixonado pelas palavras, fiquei sem elas. Como foi bom ver o sorriso dele, sentir o cheiro, brincar. Como foi doloroso ouvir seu choro, que me fez chorar junto, após um procedimento. E, logo em seguida, como quem estivesse me consolando, passou os dedinhos no meu rosto para limpar as lágrimas.

Em pouco tempo, Davi Miguel me ensinou muito sobre a vida. Muito mais do que eu poderia imaginar. O filho caçula de Jesimar e Dineia Gama possui uma garra de impressionar. O bebê de 1 ano e dois meses é saudável, não fosse a síndrome rara no intestino que o impede de absorver os nutrientes necessários para o seu desenvolvimento. Com isto, desde o quinto dia de vida, está internado em uma unidade de terapia intensiva – sendo que, desde março de 2015, em São Paulo, no Hospital Samaritano.

Recentemente, a Justiça Federal decidiu que a União fica obrigada a custear todo o tratamento de Davi Miguel pelo tempo que for necessário. Para chegar à decisão, o juiz Marcelo Duarte da Silva considerou que houve “prova inequívoca” de que o menino precisa da cirurgia nos Estados Unidos para sobreviver.  Ele se baseou em documentos entregues pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e pelo hospital Albert Einstein que garantem que o Brasil ainda não possui o conhecimento necessário para realizar o procedimento.

“Ainda que reste alguma dúvida se o Brasil já possui experiência suficiente em transplantes multiviscerais e de intestino, não há dúvida de que a experiência norte-americana é muito bem sucedida”,  informa o magistrado, na sentença

A assessoria de imprensa do Ministério da Saúde informou que foi notificada sobre a decisão do Tribunal Federal da 3ª Região. “Diante da liminar, o Ministério da Saúde já está tomando as providências para o cumprimento da decisão da Justiça Federal”, disse, em nota, a instituição.

Fui ao Hospital Samaritano, no último sábado, conhecer Davi Miguel. Não consigo melhor definição para aquele momento do que “senti o próprio amor de Deus”. Não só pelo sorriso fácil da criança, mas pelo tanto que ele é amoroso com sua família, enfermeiros ou qualquer um que se disponha a brincar com ele. Fiz isto e vivi um dos melhores momentos da minha vida.

Voluntário na campanha Movidos Pela Vida – Davi Miguel, em prol do garoto, fui em busca de recursos com pessoas próximas e outras nem tanto assim. E ouvi de tudo um pouco. “Ele não vai resistir.”, “O que a família fará com esse dinheiro todo quando ele morrer?” – como se a grana tivesse algum valor para os Silva Gama não fosse exclusivamente para garantir a sobrevivência do bebê, entre outras frases célebres. Mas também conheci muita gente disposta a ajudar. E ajudaram.

Davi Miguel segue com seu tratamento. E nós lutando para garantir a ele o direito de viver. Força Davi, Deus está contigo e tenho fé, você, meu amigo, vai conseguir. Amém.

Deixe uma Resposta

