O comportamento de Padre Beto

Padre Beto, excomungado pela Igreja Católica
Padre Beto, excomungado pela Igreja Católica

Não sou contra as pessoas manifestarem sua opinião. Aliás, defendo plenamente o direito que todos têm de expôr suas ideias. Porém, é verdade, também não deixo de ressaltar o meu ponto de vista frente a alguma causa.

Nos últimos dias, muito tem se questionado a atitude da Igreja Católica ao excomungar o padre Roberto Daniel, o padre Beto, de Bauru, no interior paulista.  Ele defende que as relações sexuais antes do casamento nada têm de pecaminosas. Pelo contrário, são vistas por ele como fundamentais para que os namorados criem intimidade. Que a bissexualidade é possível e que, neste caso – de alguém se relacionar com um homem e uma mulher ao mesmo tempo – não há problemas se houver consentimento do(a) parceiro(a). Diz ainda que os gays devem ser acolhidos pela entidade da maneira como são.

Beto não erra ao pensar assim. Mas isso não lhe dá o direito de impor a Igreja, enquanto instituição, a sua regra moral. Formador de opinião como é, e seguido por inúmeros fieis, ele erra ao confrontar seu ponto de vista, de maneira clara e pública, com os dogmas da instituição a qual ele decidiu ingressar aos 27 anos. E jurou obediência (além de castidade e pobreza) em sua ordenação. Ao difundir o contrário do que é pregado, comete a incoerência plena. A regra é muito simples. Quando um funcionário de uma empresa ou instituição não condiz – em atitudes e palavras – com a ideologia da entidade, seja esta considerada retrógoda ou não, ele é dispensado pela mesma. Assim fez a Igreja.

Se um militar é julgado por tribunal militar, um padre por um tribunal eclesiástico. Estas instituições não obrigam ninguém a fazer parte delas, quem as escolhem, aceitam as regras.

Thiago Rocioli

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s