Pedro Luís toma posse como bispo de Franca

Tomou posse, na tarde deste domingo, 21, o terceiro bispo da Diocese de Franca, Dom Pedro Luís Stringhini. A cerimônia aconteceu no Ginásio Poliesportivo que estava completamente lotado. Cerca de nove mil pessoas acompanharam as quatro horas de celebração, que contou com a presença de diversas autoridades, bispos, religiosos e religiosas, além de padres da Diocese de Franca e de outras Dioceses. Entre os presentes estavam padre Fábio de Melo e Gabriel Chalita.

A solenidade de posse foi conduzida pelo arcebispo de Ribeirão Preto, Dom Joviano Lima Júnior. Foi ele quem oficialmente empossou Dom Pedro Stringhini ao convidá-lo a sentar-se na cadeira oficial do bispado, e dar a ele a mitra e o báculo, símbolos do “pastor” que conduz seu rebanho de “ovelhas”. O chanceler do bispado leu o documento do Vaticano – em latim e posteriormente em português – que nomeia Dom Pedro como novo bispo da diocese. Após nove meses, a Diocese de Franca deixa de ser Sé Vacante (sem bispo).

NOVO LÍDER - Igreja Católica empossa seu novo bispo diocesano em Franca

Logo em seguida, todos os padres pertencentes a Diocese beijaram a mão do novo líder, em sinal de respeito e subordinação.

Apesar de a Igreja Católica celebrar neste momento o Tempo da Quaresma, em que requer reflexão e cânticos introspectivos, a cerimônia foi festiva e contou com o Hino de Louvor (Glória), o que não acontece nas celebrações deste período. As músicas foram conduzidas por um coral formado por tecladistas, violonistas e cantores, todos fiéis de diversas paróquias da cidade.

Dom Pedro saudou religiosos, religiosas, padres, bispos, consagrados, diáconos, familiares, amigos e os francanos de modo geral, que o aclamaram com muitas palmas. Oficialmente como bispo, Stringhini agradeceu aos veículos de comunicação da cidade, pelo carinho que tem recebido e pela imprensa local cumprir com o seu papel de informar e educar à população. A cerimônia terminou com papéis prateados recortados sendo jogados ao alto.

SURPRESAS
Presença surpresa na solenidade de posse, padre Fábio de Melo falou sobre o ex-bispo auxiliar da arquidiocese de São Paulo. “Pedro Luís certamente é um dos grandes homens que nós temos hoje na igreja do Brasil e trará muitas bênçãos para a Diocese de Franca”.

Fábio de Melo é cantor, compositor, professor universitário e apresentador de TV e estava acompanhado do amigo e vereador de São Paulo, o escritor Gabriel Chalita. Eles pousaram no Aeroporto Tenente Luid Presotto a poucos minutos do início da cerimônia de posse. De lá, seguiram para o Poliesportivo. Apesar de não terem sido anunciados oficialmente, a reação do público ao vê-los foi regada a muitos aplausos, gritos e palavras de carinho.

AUTORIDADES
Estiveram presentes na solenidade de posse de Dom Pedro para o bispado de Franca, diversas autoridades políticas locais e do país. Entre elas, o Deputado Federal, Marco Aurélio Ubiali, os Deputados Estaduais Gilson de Souza e Roberto Engler, além do Prefeito Municipal, Sidney Franco da Rocha, e de seu vice, Ary Pedro Balieiro.

Em seu discurso, Sidney foi objetivo. “Um prefeito quando fala, Dom Pedro, fala em nome de seu povo. O que posso eu dizer senão desejar muito sucesso ao senhor, diante de ter sido tão querido e aclamado apesar de tão pouco tempo aqui na cidade”. Ele arrancou aplausos e muitos gritos da multidão que acompanhava a posse no Poli.  

NOVOS RUMOS
No seu plano de ação na Diocese de Franca, oficialmente como bispo, Dom Pedro Luís Stringhini irá desmembrar as comunidades paroquiais. A informação foi confirmada hoje, em entrevista à Vida Nova FM. “Não se pode fazer um bom trabalho de evangelização com uma população tão extensa. Por isso, é preciso criar novas paróquias e comunidades para se aproximar mais do povo, aonde ele está”.  

Rocioli entrevistando o pároco da Capelinha, Frei Jésus Maria: igreja vai se tornar duas paróquias

Entre as paróquias que devem ser divididas está a de Nossa Senhora Aparecida, Capelinha, localizada na Vila Aparecida. A informação foi confirmada pelo pároco Frei Jesus Maria, hoje, durante a posse de Pedro Luís. “Desde Dom Caetano já há um estudo para transformar a Capelinha em pelo menos mais uma paróquia. Até o momento é certo que a Comunidade Sagrado Coração de Jesus, no Paulistano, se desvinculará de nós. Isto pode acontecer entre um a dois anos”.

A Capelinha não será a única. “Todas aquelas que tiverem mais de 60 mil habitantes sofrerão mudanças significativas”, disse o novo bispo.

Padre Dalmasio, da Paróquia Santo Antônio, apóia a alteração. “Ele é carismático. Tem o dom de se comunicar a tantas pessoas de forma tão simples e deve usar isto a seu favor para as mudanças que pretende desempenhar daqui pra frente. Esta certamente é apenas uma das muitas que virão. De imediato, muda a disposição, o entusiasmo em melhor servir o povo de Deus. Conforme ao seu tempo, o bispo verá o melhor a ser feito para a diocese”.  

NOVO LÍDER
Como novo líder da Igreja Católica na Diocese de Franca, Dom Pedro Luís Stringhini demonstrou muita felicidade. “Festa maravilhosa. Festa para nossa diocese. Jesus presente aqui e guiando nossos passos, sempre. Eu sou apenas um instrumento. Foi muito bonito ver o povo todo reunido, gente que veio de tão longe e tão perto, todos para aclamar uma nova etapa”.

TODOS OS DETALHES
Os ouvintes da Rádio Vida Nova FM não ficaram sem nenhum detalhe do que acontecia no Complexo Poliesportivo. Desde às 9 horas, a equipe da rádio já trazia em sua programação informações da megamissa. Às quatro horas, os flashes intensificaram e os programas Domingo Alegria, apresentado por Roberto Carlos, e Arquivo 105, comando por Eduardo Silveira, foram interrompidos para a transmissão da solenidade.

Thiago Rocioli Tempestade, especial para o site da Vida Nova FM
Especial para o blog

Colaboraram: Talita Gabriele, Eduardo Silveira e Roberto Carlos/Vida Nova FM
Agradecimentos a Renato Valim/Imperador AM e Marcos Júnior/3 Colinas FM.

2 thoughts on “Pedro Luís toma posse como bispo de Franca

  1. Parabéns pela coragem e profissionalismo… Na simplicidade e coragem a Igreja que levas em seu coração se faz católica apostólica no meio de nós… Shalom…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s